segunda-feira, 6 de maio de 2019

Resultados da nossa pesquisa com os fãs!

Essa é uma pesquisa que nós fizemos em abril com os seguidores do instagram e página do facebook do Scorpions Brazil para saber quais são suas preferências, expectativas e desejos em relação ao Scorpions no Brasil. 


As perguntas a seguir foram direcionadas a todos os que responderam a pesquisa.

Nós queríamos saber o que mais os fãs gostariam de ver publicado em nossa página. Com 54,4 %, o assunto mais solicitado foi “entrevistas com a banda”. Em segundo lugar, eles gostariam de mais promoções e sorteios (como ganhar ingressos, meetings com a banda, itens autografados, etc.) 




A maioria dos fãs vive no estado de São Paulo (29,9%), seguido de Minas Gerais (13%). 


Sobre o gênero, 59,1% dos fãs se declararam ser do sexo masculino e 40,9% disseram que são do sexo feminino.


Quando perguntados se eles vão ao Rock in Rio, 51,9% responderam dizendo que não vão ao festival, 31,3% confirmaram que irão e 16,9% disseram que não sabem ainda. 



A pergunta a seguir foi direcionada apenas àqueles que responderam que não irão ao Rock in Rio.

Nós perguntamos o porquê de não irem ao festival. 38,8% responderam que eles preferem esperar Scorpions tocar em sua própria cidade, enquanto que para 25% o motivo é falta de dinheiro. 12,5% disseram que não conseguiram comprar ingresso porque os ingressos já estavam esgotados. 


As perguntas a seguir foram direcionadas apenas aos fãs que responderam que irão ao Rock in Rio.

A maioria dos fãs disse que vão ao Rio de avião (52,1%). Em segundo lugar, o transporte será de ônibus (25%). Apenas 8,5% disseram que vivem no Rio de Janeiro. 


Quando questionados como eles souberam que Scorpions iria tocar no Rock in Rio, a maioria disse que sua fonte foi a página oficial do Rock in Rio (52,1%), seguido da nossa página (22,9%). Apenas 2,1% dos dos fãs disseram que souberam através da página oficial do Scorpions, o que nos faz concluir que os fãs buscam informações sobre Scorpions em português. 


Nós perguntamos aos fãs a quais dias do festival eles irão. Como esperado, a maioria está indo para ver Scorpions no dia 4 de outubro. Alguns irão ver outras bandas em outros dias também. Apenas 4,2% dos nossos seguidores irão para ver outras bandas, mas não Scorpions.


As perguntas a seguir foram direcionadas a todos os que responderam a pesquisa. 

Quando questionados se eles irão comparecer a shows do Scorpions no Brasil, 31,8% dos fãs responderam “apenas se tiver em uma cidade próxima”, enquanto que 18,8% disseram que irão apenas se for em suas próprias cidades. 13,6% respondeu que irão apenas ao Rock in Rio. 7,8 % disseram que irá a um show do scorpions, não importa onde a banda toque. 


Quando questionados se eles gostariam de escolher o setlist dos shows se pudesse, 83,8% responderam que sim. 


Então, para esses que gostariam de escolher o setlist, nós colocamos todas as músicas do Scorpions para votação. Os fãs teriam que escolher 17 músicas. O resultado foi o esperado: sem muitas mudanças em relação ao setlist usual. 


Nós ainda pedimos que escolhessem as cidades (máximo de 3) que eles gostariam que Scorpions tocasse (exceto Rio de Janeiro). São Paulo lidera a pesquisa com 43,5%, seguido de Recife (16,9%), e então Belo Horizonte (11,6%). Fortaleza e Porto Alegre are estão empatados com 9,7%.


Nós também perguntamos qual integrante da banda eles sentem maior conexão ou gostariam de ter a chance de encontrar no backstage. Klaus Meine é com certeza o favorito do Brasil com 50,6% dos votos. 27,3% dos fãs disseram que eles ão tem um Scorpion favorito, 10,4% disseram que tem conexão com/quer conhecer Rudolf Schenker e 8,4% votaram em Matthias Jabs. 



Pesquisa realizada online entre 17 e 30 de abril, usando a ferramenta Google Forms.