sábado, 6 de maio de 2023

Diário da turnê 2023 - PARTE III (Final)


Por David Araújo

Porto Alegre

Klaus e Matthias em Porto Alegre
 | Foto: Roberta Forster
Como bem apontado por Roberta e Pati nas outras partes do diário, é tudo uma correria sempre e dessa vez não foi diferente. Faria mais sentido sair de Ribeirão Preto para ter o próximo show em São Paulo, mas não foi assim. Descemos até Florianópolis para depois subir novamente para São Paulo, então tivemos que descer novamente para Porto Alegre e depois subir outra vez para voltae para casa. São esses os altos e baixos da vida que tanto falam?

Mas voltando a nossa sequência de shows, era a hora de Porto Alegre entrar em cena, e dessa vez com um pequeno e muito importante asterisco que comentaremos logo, logo. Chegando na capital gaúcha, fui com Bela e sua mãe para uma consulta. Bem rock n roll, né? Nada mais que um lampejo de “vida normal” em meio ao sonho de turnê que estávamos vivendo. Em seguida passamos para pegar um bolo na confeitaria, mas não era qualquer bolo.

Se você acompanha o Scorpions Brazil fielmente, sabe que conversamos com Klaus meses atrás sobre os shows que estavam por vir. Um ponto importante (ou “asterisco”, como falei anteriormente) marcava Porto Alegre para sediar o 50º show de Scorpions em nosso país. Percebi isso por conta daquele velho mapa que fiz com todos os shows das turnês de 2016 e 2019. Nessa última, marcavam 45 shows, ou seja, se teríamos cinco mais este ano, o grande número de cinco dezenas chegaria e na minha cabeça poderia ser celebrado. Contei para Klaus durante a entrevista e indagamos se não seria mesmo o caso de comemorar, então ele meio que desconversou, mas no fim achou também uma boa ideia, sugerindo até mesmo um bolo... Quem sabe?

Desde aqueles dias da entrevista até o dia do show, preparei placas comemorativas referentes ao 50º show para toda a banda e seus managers, além de atualizar o velho mapa da turnê em terras brasileiras. Voltamos ao bolo, sim, se tratava do mesmo bolo sugerido por Klaus Meine, o que nos deu uma dor de cabeça enorme até conseguirmos chegar numa resolução desse doce pequeno problema: achar quem fizesse e personalizasse para que ficasse algo bem especial. E ficou!

Matthias Jabs em Porto Alegre
|Foto: Roberta Forster
Enquanto você lê todo esse relato, pode ser que se pergunte: “tá, mas o que vai acontecer?”, “Vão comemorar com a banda, é isso?”. Pois é, nem nós sabíamos ainda como seria, a certeza que tínhamos era de que estávamos com muitos quadros e um bolo para serem entregues de alguma forma. É inegável que somente vendo fotos tudo pode parecer muito fácil, mas se você chegou a ler o meu livro “O Outro Lado do Show”, talvez você já esteja bem ambientado e sabe que não é bem assim, é tudo muito complicado em absolutamente todas as vezes.

Nós estamos falando de uma relação com a banda mais velha em atividade de todo o mundo (vamos esquecer os Rolling Stones por um momento). Só que também devo reconhecer que, no fim, tudo dá certo e acontece como é para acontecer. Mas vamos voltar para as dificuldades: já no dia do show, fui com Bela até a casa de Pati encontrar com ela, Roberta e Larissa, e também deixar o bolo por lá, já que ficava mais próximo do local do show e nós teríamos que levar os quadros para o Gigantinho. E assim aconteceu, nos encontramos novamente um pouco mais tarde, em frente da bilheteria para retirar nossos ingressos e começar a ver como as coisas se desenrolariam naquela noite.

Fernanda, ganhadora da nossa promoção, no Meet´n´Greet de Porto Alegre

Fernanda, a ganhadora do meet and greet de Porto Alegre, logo apareceu onde estávamos e nos conhecemos pessoalmente. Aguardávamos as instruções de como seria o M&G daquele dia e como entraríamos com bolo e quadros. Contamos com a grande ajuda de Marcelo, da Opus Entretenimento, para que tudo ficasse acertado ao menos um pouco antes e desse tudo certo. Nos encaminhamos no horário combinado para a parte de trás do Gigantinho e quase “em cima do laço” fomos informados que estava tudo alinhado para entrarmos com todo o material no meet and greet e a banda nos receber.

Klaus Meine em Porto Alegre | Foto: Roberta Forster

Finalmente entramos e apressados por seguranças (como sempre), fui tirando todos os quadros enquanto cumprimentávamos a banda. Entregando nominalmente a cada um, ia passando os quadros para as meninas e por fim pude entregar o último para Rudolf! Todos estavam bem animados e contentes pela homenagem. Posamos para a foto com as equipes completas, com seus quadros e o digníssimo bolo no centro com Pati. Em seguida, era a vez de cada um tirar sua foto com a banda, para fechar, eu e Bela.

Equipe Scorpions Brazil, Scorpions e o bolo!

Nos despedimos e ouvimos muitos agradecimentos por tudo aquilo, valeu demais cada esforço mesmo por um momento tão rápido. Na saída, antes de irmos até a pista faltava um quadro a ser entregue, fiz questão de fazer um que representasse também a sCrewpions (a equipe da banda), nada mais lógico que fosse para o brasileiro Léo Soares, que também ficou bem contente! Conversamos um pouco e assim seguimos finalmente para aguardar o show começar.

Quanto ao show não precisamos falar muito. Eles estão ótimos e a voz de Klaus só melhora durante a turnê após alguns shows. É incrível o quanto eles entregam ao público por tantos anos de carreira. Mas eu preciso falar sobre um momento específico desse 50º show no Brasil, fora as várias interações deles com a gente, uma olhada, um aceno e às vezes até mesmo apontar diretamente para nós lá do palco.

Se me permitem um comentário antes, justamente sobre esse carinho da banda com os fãs, é interessante e dá pra saber que eles realmente nos enxergam lá de cima. Então, se você por acaso achar que algum deles olhou pra você ou acenou pra você, eles realmente fizeram aquilo!

Continuando com o que eu estava começando a falar, eles estão voltando para o encore depois de Big City Nights. Naquele momento você já sente saudades do show pois sabe que está acabando - e ainda mais por ser a última apresentação da turnê brasileira. Para mim é um momento de contemplar e agradecer por eles estarem ali mais uma vez fazendo mais um excelente show. Só que dessa vez foi muito além, nem nos meus maiores sonhos o que estava por vir aconteceria. Klaus começou a falar: “Hoje é nosso último show no Brasil em 2023 e eu gostaria de agradecer a todos os fãs brasileiros, foi fantástico”. Ok, normal e bem legal, mas ele continua: “É sempre incrível estar com vocês. Nosso amigo David, esteve em todos esses shows dos últimos anos. Hoje é o nosso 50º show [no Brasil], é incrível e eu quero agradecer a todos os nossos fãs por todo o carinho e apoio em todos estes anos. Still Loving You, Brasil!”. Depois de ver Klaus apontar pra mim e falar “nosso amigo David” em agradecimento aos fãs e Rudolf também se direcionar a mim e mandar um “joinha”, prontamente, eu respondi com gestos de agradecimento, mas tudo num “piloto automático”. Após ouvir meu nome, eu simplesmente travei como hà muito tempo não acontecia, a ponto de ficar paralisado e me perguntando se aquilo tinha acontecido mesmo ou eu estava numa louca realidade paralela da minha cabeça. Sabe quando você tem que parar e pensar em tudo que acabou de acontecer? E continua assim por alguns longos 5 cinco minutos?

Não sei bem, talvez não tenha me recuperado até os dias de hoje de tudo aquilo que aconteceu. Ah, curioso que sou, fui checar e descobri uma oscilação impressionante nos meus batimentos cardíacos durante aqueles minutos. Meu coração desceu de 130bpm para 71bpm, depois chegou aos 153bpm, deu outra recuada para 88bpm e então um pico de 164bpm. Nem sei dizer se isso é normal ou não, ou até possível. Tudo isso imóvel e com tanta coisa passando pela minha cabeça. Você pode conferir o discurso no vídeo abaixo:




Fiquei sem palavras por mais uma coisa incrível que eles fizeram por mim. E fico ainda mais grato por ter tido a oportunidade de agradecer pessoalmente Klaus no dia seguinte e falar pra ele que eu jamais esquecerei aquela noite e aquele gesto, Roberta até completou que ele quase me fez chorar, e acredito que eu só não chorei mesmo pela complexidade de entender o que estava acontecendo naquele ginásio lotado.

Nessa manhã seguinte, devidamente autorizados, fomos ao encontro deles pra dar um saudoso tchau e agradecer pela ótima turnê que tivemos durante todos esses dias. Ah! E ficamos sabendo também que levaram o bolo para o hotel após o show e até mesmo Bruce Dickinson comeu! Nada mal para uma ideia que deu certo aos 45 do segundo tempo.

Estivemos em 4 dos 5 shows no Brasil nesse ano de 2023, e com isso pudemos estar também com tantos velhos e novos amigos por toda a estrada, além da nossa equipe ter aumentado com uma grande jornalista que é Larissa. Terminamos em um saldo bem positivo já com diversas ideias para seguir aproximando cada vez mais o fã brasileiro da nossa banda preferida. Continuem nos acompanhando! Pois eles voltarão...


Scorpions Porto Alegre / Abril 2023
Fotos do show em Porto Alegre | 📷 Roberta Forster