segunda-feira, 1 de abril de 2024

Scorpions conquista disco de ouro no Brasil com “Wind of Change”

Click here to read it in English.

Scorpions conquistou mais uma certificação de disco de ouro no Brasil, desta vez com a música clássica “Wind of Change”, lançada como single no álbum Crazy World, de 1991. 

Segundo dados da Pro-Musica Brasil, esta é a primeira certificação da banda em território nacional em duas décadas. Mais de três décadas após o lançamento, a canção segue como uma das mais populares de toda a carreira do Scorpions e faz parte dos setlists da banda até os dias atuais. Aqui no Brasil, o disco de ouro conquistado por “Wind of Change” é equivalente a 20 mil unidades vendidas em formato físico, quatro milhões de streamings nas plataformas de áudio e 20 milhões de acessos em vídeo somados. 

 Com a nova conquista, Scorpions acumula três certificações de disco de ouro no Brasil: o single “Wind of Change” (2024), o DVD Acoustica (2004) e o CD Acoustica (2003). Além disso, o DVD Acoustica também ganhou o certificado de platina, que equivale ao dobro de vendas do disco de ouro, uma marca atingida também em 2004. 

 A certificação de disco de ouro foi concedida ao Scorpions pela Pro-Musica Brasil, uma entidade que reúne as maiores empresas dde produção musical fonográfica do país. Para certificar os lançamentos comercializados por aqui, a associação leva em consideração todos os formatos de consumo, abrangendo vendas físicas, downloads digitais e acessos de streams por streaming de áudio e vídeo, em um cálculo que segue a metodologia TEA (track equivalente álbum), adotado internacionalmente com fatores de conversão de streaming/download/vendas físicas revisados periodicamente.